A meia verdade sobre a qualificação para o trabalho

kontrakapa

O baixo rendimento de seus funcionários é uma das principais queixas da classe empresarial. Os empresários dizem que a razão para o baixo aproveitamento da produtividade no Brasil reside na baixa qualificação de seus colaboradores. Haveria, portanto, uma relação proporcional entre produtividade e qualificação.

Ao estabelecer essa associação, os empresários criam condições para responsabilizar o funcionário (desinteressado em desenvolver novas competências profissionais em cursos de formação) e o Estado (vontade política insuficiente para promover uma verdadeira reforma educacional). Por outro lado, os empresários também conseguem se eximir de quaisquer responsabilidades pelo baixo rendimento de seus funcionários. Disseminam a visão de um ambiente corporativo rico e ansioso por funcionários engajados, mas pouco aproveitado em virtude da baixa qualificação de seus empregados.

Estamos lidando com um discurso (empresarial) que exime de responsabilidade a própria classe profissional (empresários) que emite esse discurso. O discurso empresarial, portanto, é incapaz de realizar qualquer tipo de…

Ver o post original 381 mais palavras

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s